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Conheça os nutrientes importantes durante a gravidez


Quando falamos sobre alimentação, o que vem na sua cabeça? É muito comum relacionarmos diretamente ao emagrecimento, embora também possamos relacionar com reeducação alimentar, melhoria de qualidade de vida, e até mesmo afeto, afinal, quem não tem aquela comidinha favorita que aquece o coração? A questão aqui é: a alimentação faz parte de vários ciclos e processos da vida, e é de onde conseguimos nutrientes e energia diariamente.


Antes mesmo de tentar, uma boa reeducação alimentar pode aumentar as chances de sucesso na de uma gravidez, como falamos aqui. E durante a gestação, não poderia ser diferente, a alimentação será um momento de hábitos saudáveis, não só para preparar seu corpo para todas as mudanças, mas também para ajudar no crescimento e desenvolvimento do seu bebê!


“Xii… que mudanças são essas? Será que estou comendo o que não devia?” Parece que agora complicou, né? Mas não é bem assim, fica tranquila e vamos juntos entender mais sobre os nutrientes que você precisa consumir em maior quantidade a cada trimestre da gestação!


No entanto, não esqueça de verificar sempre com seu médico sobre o que será mais adequado e necessário durante a sua gestação, pois cada corpo demanda um foco diferente!


1º Trimestre: ferro e ácido fólico


O bebê começa a se desenvolver e por isso é importante fornecer nutrientes para que tudo corra da melhor forma possível, certo? O ácido fólico (também conhecido como vitamina B9) participa de várias funções importantes no organismo, especialmente no desenvolvimento e crescimento humano! Já o ferro ajuda no sangue e no transporte de oxigênio das células, essencial nesse momento, afinal, ao final do primeiro trimestre, sua frequência cardíaca e pressão sanguínea aumentam cerca de 15%.


Você pode encontrar ácido fólico em folhagens verde-escuro e frutas cítricas. Já o ferro pode ser encontrado em diversos alimentos, como carnes, ovos, feijão, e algumas hortaliças. Pra ter uma alimentação balanceada não precisa abrir mão de uma refeição gostosa!


Ah, quer uma dica de amigo? Evitar enjoos pode ser simples e o truque é evitar ficar de estômago vazio por muito tempo. Aproveite pra deixar aquele biscoito de água e sal por perto!

2º Trimestre: magnésio e vitaminas C e B6


Mesmo com o desenvolvimento do bebê a todo vapor, o segundo trimestre é considerado um dos melhores para as mamães! É a época onde os enjoos cessaram, você está mais disposta, sua pele e cabelos estão radiantes e os sabores dos alimentos ficam mais apurados: é hora de investir em variedade e sabor!


A vitamina C ajuda na formação de colágeno para a pele, ossos e vasos sanguíneos, fora a melhoria no seu sistema imunológico! Você pode encontrá-la em diversas frutas e hortaliças!


A vitamina B6 ajuda no crescimento e ganho de peso do bebê, e pode ser encontrada no trigo, em frangos e peixes, no leite e seus derivados… Imagina a quantidade de pratos que você pode criar com essas opções!


o magnésio deve estar presente pois ajuda no crescimento e formação dos tecidos do corpo e pode ser encontrado em cereais integrais, feijões e ervilhas, na soja e no cacau - parece uma ótima desculpa pra morder aquele chocolate que você tá cheia de vontade, né?


3º Trimestre: cálcio e vitamina D


Na reta final é comum que alguns desconfortos surjam, como sentir fome repentinamente e logo se sentir satisfeita… A dica é procurar comer porções menores nas refeições, de forma que atenda seu desejo e haja saciedade.


Quanto aos nutrientes, ambos devem ter uma atenção especial, pois o bebê começa a esgotar suas reservas para ajudar na formação óssea dele! Sendo assim, você pode encontrar cálcio em leites e derivados, bebidas de soja, cereais integrais… são muitas possibilidades!


Já a vitamina D você encontra em ovos, manteiga e no fígado. Além dos alimentos, você também pode conseguir as doses necessárias tomando banhos diários de sol - uma forma super natural e relaxante de encher suas reservas com a vitamina!


E aí, em qual trimestre você está? Corra pra cozinha e se divirta preparando diversos pratos ricos em tudo que você precisa para você e seu bebê! Boa alimentação, mamãe!

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